ABA avançado 40hs

* Confirmado o pagamento você recebe imediatamente
os dados para acesso.
* Curso disponível 24 hs durante 6meses
*Após a conclusão você receberá o certificado
digitalizado de 40hs

aba011Modúlo 1
Inclusão Escolar de Crianças com Autismo
• Desenvolvimento de um Plano Educacional Individualizado
• Avaliação
• Produção de material adaptado
• Execução do plano
• Verificação constante do aluno e do plano
• Como lidar com problemas de comportamento na escola
• Permanecer em sala de aula
• Birras e comportamentos disruptivos
• Atividades em grupo
Construção de Pré-Requisitos para o Comportamento Verbal
• Quais são os pré-requisitos para o Comportamento Verbal;
• Como aplicar os programas básicos iniciais
• Tentativa Discreta (teoria e treino prático).
• Registro e Avaliação do desempenho do estudante.
Comportamento Verbal Inicial
• Definição de Comportamento Verbal;
• Os Diferentes operantes verbais
• Repertório de Falante e Ouvinte.
• Ensinando os primeiros operantes verbais;
• Estratégias lúdicas para ensinar Comportamento Verbal.
Comportamento Verbal Integrado
• Integrando os Repertórios de Falante e Ouvinte;
• Tornando o Comportamento Verbal flexível
• Sistema de Matriz.
• Ensinando preposições.

Módulo 2

Adequação de comportamentos-problema, Atividades da vida
diária e Estratégias de ensino da linguagem para crianças no
espectro autista e desordens correlatas.

Conteúdo:

Conceitos Básicos:

*O que é comportamento
*O problema de dar atenção ao comportamento inadequado
*Como o ambiente controla o comportamento

Comportamentos-Problema:

*Existe comportamento doente?
*O que são comportamentos-problema
*Formas de analisar comportamento-problema
*Lidando com comportamentos mantidos por atenção
*Uso de estratégias de ensino de linguagem alternativa
*Lidando com comportamentos de fugir de tarefas
*Lidando com comportamentos de auto-estimulação
*Lidando com problemas de alimentação

Atividades de Vida Diária :

*Criando uma rotina
*Histórias sociais como recurso para ensinar rotinas
*Divisão das tarefas em pequenos passos
*Ensinando os passos de trás para frente
*Banho, escovar os dentes, vestir-se
*Treino de toalete

Módulo 3

Reforçador – garantindo a motivação da criança
Modelagem – ensino gradual
Esquemas de Reforçamento
Controle de Estímulos – apresentando ensino corretamente

PRINCÍPIOS DE ENSINO
Uma nova forma de encarar o ensino
Descrição dos princípios de ensino
Protocolo de correção de erros

TENTATIVA DISCRETA
O que é –
Os 3 componentes da tentativa discreta
Passos detalhados do ensino em tentativa discreta
Exemplos de tarefas de ensino

Técnicas de Registro e Tabulação de dados

TREINO PRÁTICO DE TENTATIVA DISCRETA
Aplicando ensino
Resolvendo problemas durante o ensino

Metodologia ABA

Ministrante: Robson Brino Faggiani
Psicólogo. Especialista em terapia comportamental e cognitiva.
Mestre em psicologia experimental.
Doutorando em psicologia experimental na USP.

 

Clique aqui para inscrição