AGORA VOCÊ PODE IMPRIMIR NOSSOS MATERIAIS - CLIQUE AQUI
logo_oficial_png O que é terapia sonora para transtorno do espectro autista?
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
O que é terapia sonora para transtorno do espectro autista?
O que é terapia sonora para transtorno do espectro autista?
A terapia sonora para transtornos do espectro do autismo usa certos sons que são pensados ​​para ajudar com alguns distúrbios comportamentais que podem estar associados ao autismo. Acredita-se que as crianças com autismo possam se beneficiar mais, porque quando há intervenções precoces, o cérebro está mais adaptado para aprender e responder.
Este artigo vai delinear:
  • o que é terapia sonora
  • Os três tipos de terapia sonora
  • Como funciona a terapia de som
  • Maneiras de praticar um programa de terapia de som em casa e além

O que é terapia sonora?

Portanto, A terapia sonora foi criada para ajudar a melhorar a sensibilidade sonora anormal para aqueles diagnosticados com diferentes transtornos do desenvolvimento, incluindo transtornos do espectro autista. Acredita-se que esse tratamento aborde algumas sensibilidades que os indivíduos experimentam com base no processamento sensorial. Portanto, Aqueles diagnosticados com transtornos do espectro do autismo (TEA) podem apresentar diferentes dificuldades de processamento sensorial em relação ao auditivo, tátil, gustativo, visual, olfativo, como o corpo se move ou vestibular e propriocepção que é onde o corpo está no espaço. Portanto, Algumas respostas podem ser um comportamento de busca, onde eles querem mais informações, ou evitativo, onde eles não querem a interação e podem possivelmente responder de forma negativa.

terapia sonora para transtorno do espectro autista

Portanto, Existem três tipos principais de programas de terapia de som, cada uma dessas terapias de som com semelhanças são:
  1. Terapia de Integração Auditiva
  2. Método Tomatis
  3. Samonas terapia de som
A terapia de integração auditiva, também conhecida como método de Berard, foi desenvolvida em 1982 na França por Guy Berard. Portanto, Ele levantou a hipótese de que existe uma série de distúrbios comportamentais e diferenças de aprendizado que podem ser afetados por pessoas com diferentes sensibilidades sonoras ou falta de sensibilidade a certas frequências sonoras. Berard sentiu que o treinamento de integração auditiva (AIT) “provocar uma 'reeducação' do processo auditivo.” Portanto, O treinamento de integração auditiva está incluído nas terapias sonoras e envolve um programa de escuta que inclui 10 horas de música eletrônica modificada para fones de ouvido; eles também amortecem os sons de alta freqüência que podem causar uma reação adversa no indivíduo com sensibilidade auditiva. Portanto, Isso ocorre ao longo de 10 dias em duas sessões de 30 minutos, melhorando a sensibilidade ao som anormal pode ser o resultado dessas sessões. A terapia de som Tomatis foi criada pelo Dr. Alfred Tomatis e cria uma entrada auditiva por meio de uma voz humana alterada eletronicamente, juntamente com a música através de um dispositivo chamado “Orelha Eletrônica”. Este programa de escuta é especificado por indivíduo.

Três tipos de terapia de som, terapia sonora para transtorno do espectro autista

Ao contrário de outras terapias sonoras, a terapia sonora Tomatis, ou método Tomatis, é individualizada. Portanto, Varia dependendo das diferentes pausas programadas entre os diferentes blocos de tratamento especificados. A terapia de som Samonas foi criada por Steinbach e incluiu parte do trabalho feito pelo Dr. Alred Tomatis, que parece revelar algumas características centrais e associadas ao método Tomatis. Portanto, Ele usa um fone de ouvido com música filtrada, sons da natureza e vozes humanas que são gravadas em CDs. O método Samonas também pode ser feito na casa da criança autista, dependendo do terapeuta e dos objetivos traçados para a terapia.

Terapia sonora para transtorno do espectro autista

Como funciona a terapia sonora para transtornos do espectro autista (TEA)

Existem diferentes processos de pensamento quando se trata dos diferentes tipos de programas de terapia sonora. Portanto, Não ajuda que os ensaios realizados no artigo Treinamento de integração auditiva e outras terapias sonoras para transtornos do espectro do autismo (ASD) concluam que um programa de terapia sonora não parece ser tão eficaz quanto outras terapias para o autismo. Embora os resultados pareçam inconclusivos, há mais ensaios e testes sendo feitos que podem ser mais eficientes ou talvez até mesmo medir resultados diferentes.

Todas as três formas de AIT

usam um tipo de integração sensorial que se concentra mais no processamento auditivo por meio de um fone de ouvido que emite diferentes sons e frequências por meio da música por diferentes períodos de tempo. Esta terapia de integração auditiva melhora os defeitos auditivos enquanto melhora a concentração. Embora cada método seja diferente, seja na forma como o terapeuta interage dentro do programa, na intensidade e no tempo de cada sessão, cada um especificado para o indivíduo que recebe a terapia, cada método tem reivindicado os mesmos resultados e benefícios. Esses métodos foram testados em todo o espectro de transtornos do desenvolvimento, incluindo transtornos do espectro do autismo (ASD), diferenças de aprendizagem, bem como Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e outros, e tiveram resultados positivos semelhantes.

Três tipos de terapia de som

pexels-photo-6224242-300x200 O que é terapia sonora para transtorno do espectro autista?

A terapia sonora pode ser feita em casa?

Existem terapias Portanto, que podem ser feitas em casa. Portanto, Em alguns casos, como os Samonas, terapias sonoras envolvendo a escuta de sons filtrados que incluem música, sons da natureza e vozes humanas podem ser feitas na casa do indivíduo a critério de seu terapeuta. Isso pode ser feito com as outras terapias sonoras disponíveis. Portanto, Tal como acontece com o método Samonas, dependeria do terapeuta e dos objetivos gerais a serem alcançados pela terapia e de quais materiais e equipamentos são necessários para realizar uma sessão.

É música para seus ouvidos?

No geral, se houver alguma dúvida ou preocupação em relação ao seu filho, seja ele diagnosticado com TEA ou qualquer outro distúrbio do desenvolvimento, é sempre uma boa ideia conversar com o médico do seu filho. Eles têm os recursos e o conhecimento necessários para avançar para a terapia que pode beneficiar seu filho. Portanto, Se o médico não puder ajudar, eles podem encaminhar seu filho para outros profissionais que possam ter uma ideia do que pode ser benéfico. Portanto, Em alguns casos, um médico precisaria encaminhar a criança para qualquer uma das terapias sonoras acima que os beneficiariam individualmente. O melhor dessas terapias é que elas são individualizadas para a pessoa que as recebe. Portanto, Manter o que poderia beneficiar seu filho na vanguarda de seus objetivos de terapia que você e seu filho acham que os beneficiaria melhor e ajudaria a produzir uma maior qualidade de vida devido às habilidades que eles aprendem e podem usar para avançar na vida. Leia também sobre notícias atuais sobre o autismo: Clique aqui

Referências

Grupo Cochrane de Problemas de Desenvolvimento, Psicossociais e de Aprendizagem, Haven, A., Silove, N., Sinha, Y., & Williams, K. (2011). Treinamento de integração auditiva e outras terapias sonoras para transtornos do espectro autista (TEA). https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7173755/

Terapia de quelação: vale a pena os riscos?

Escolhendo um cão para autismo: as melhores raças de cães

A terapia assistida por animais para autismo funciona?

Probióticos neurologicamente ativos para autismo

Q & A: Quais são as vantagens da fisioterapia para crianças?

A terapia vocacional é eficaz para o autismo?

Patente aprovada para terapia de transplante de microbiota para autismo

Clonidina para Autismo: O que é?

Telessaúde e modelagem discreta de vídeo para famílias em todo o mundo

Autismo news

Comments are closed!

Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá! Em que posso ajudar?