AGORA VOCÊ PODE IMPRIMIR NOSSOS MATERIAIS - CLIQUE AQUI
logo_oficial_png Deputado sugere criação de programa para gestantes com TEA
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Deputado sugere criação de programa para gestantes com TEA

A ideia de criar um programa estadual de acompanhamento pré-natal e pós-parto de gestantes com transtorno do espectro autista (TEA) faz parte de projeto do deputado Salmito (PDT).

Em tramitação na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), o projeto de indicação 263/22 trata do acompanhamento pré-natal e pós-parto de gestantes com transtorno do espectro autista no âmbito do Ceará. 

De acordo com a proposta, toda gestante com TEA será considerada de alto risco e atendida pela atenção secundária, a fim de reduzir a taxa de mortalidade materna e infantil, facilitando o diagnóstico e acompanhamento.

"A gestante terá acompanhamento psicológico e psiquiátrico durante a gestação, além do acompanhamento ginecológico, obstétrico e pediátrico desenvolvido pelo Sistema Único de Saúde", aponta o deputado no projeto. Disponibilizado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), segundo a  proposta, o acompanhamento ocorrerá mensalmente até o segundo ano de vida da criança e se estenderá à genitora.

Ainda conforme o projeto, os profissionais de saúde do Governo do Estado acompanharão essas gestantes conforme a região e, dentro das exigências do programa, prestarão os cuidados básico de saúde e as encaminharão aos órgãos vinculados à Sesa, se houver uma necessidade médica confirmada.

Salmito  justifica a proposta alegando que a intenção é melhorar todas as políticas públicas de atendimento às gestantes com transtorno do espectro autista (TEA). Conforme o deputado, apesar de todo o progresso do País na área da inclusão, as pessoas com transtorno do espectro do autismo ainda enfrentam muitas dificuldades em termos de inclusão e serviços públicos, que atendam adequadamente a suas necessidades básicas.

Lindalva Montezuma

Edição: Adriana Thomasi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá! Em que posso ajudar?