AGORA VOCÊ PODE IMPRIMIR NOSSOS MATERIAIS - CLIQUE AQUI
logo_oficial_png A Arte de Ensinar
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
A Arte de Ensinar
artedeensinar-300x164 A Arte de EnsinarComo toda ciência tem seu objeto de estudo. A Teologia tem o seu, que é a divindade, a Sociologia que é o fato social, a Psicologia que é o estudo do comportamento humano etc. A Didática durante um certo tempo tinha o ensino como seu objeto de estudo, mas os teóricos ao longo do tempo perceberam através da práxis, que não se poderia estudar só o processo de ensino sem levar em consideração a aprendizagem, pois só se pode dizer que há ensino se houve aprendizagem, uma coisa inexiste sem a outra e vice-versa. A cartografia no ensino-aprendizagem da geografia O tema de fundo deste artigo é o ensino de Geografia que se constitui em preocupação recorrente para os que trabalham com a formação de professorese que vão, em diferentes lugares e ritmos, construindo um saber necessário, pautado nos debates das idéias já consagradas e em novas proposições. A EDUCAÇÃO FAZ A DIFERENÇA: EDUCAÇÃO BÁSICA - NOVOS DESAFIOS PARA O SÉCULO XXI A situação no mundo de hoje, em particular os importantes acontecimentos das últimas décadas, irão influenciar o mundo do século XXI. Ao debruçarmo-nos sobre a educação básica para o século XXI é essencial examinarmos para que tipo de mundo essa educação terá que preparar o educando. A Escola do Futuro A Escola do Futuro, núcleo de pesquisa da Universidade de São Paulo USP, tem como principal atividade a investigação das novas tecnologias de comunicação aplicadas à educação. A Evolução Transdisciplinar a Universidade Condição para o Desenvolvimento Sustentável Se as universidades pretendem ser agentes válidos do desenvolvimento sustentável, têm primeiramente que reconhecer a emergência de um novo tipo de conhecimento - o conhecimento transdisciplinar - complementar ao conhecimento disciplinar tradicional. Basarab Nicolescu A função do professor no despertar da curiosidade epistemofílica De onde vem nossa curiosidade de conhecer? E como o professor pode contribuir nesse processo vital e apaixonante? Este trabalho apresenta uma contribuição da psicanálise para a compreensão da dinâmica da relação professor-aluno, discutindo as características psíquicas do aluno-adolescente e as características psíquicas do professor que são favorecedoras para o despertar da curiosidade epistemofílica. A Ginástica A história da Ginástica confunde-se com a história do homem. A Ginástica entendida por Ramos (1982: 15) como a prática do exercício físico “vem da Pré-história, afirma-se na Antigüidade, estaciona na Idade Média, fundamenta-se na Idade Moderna e sistematiza-se nos primórdios da Idade Contemporânea”. No homem pré-histórico a atividade física tinha papel relevante para sua sobrevivência, expressa principalmente na necessidade vital de atacar e defender-se. O exercício físico de caráter utilitário e sistematizado de forma rudimentar, era transmitido através das gerações e fazia parte dos jogos, rituais e festividades. A Internet como nova mídia na educação Este artigo procura contextualizar internet como uma nova mídia na educação. Primeiramente, mostra o surgimento da Internet no cenário mundial e no Brasil. Depois, discute o uso pedagógico da rede enfatizando as formas de utilização na prática pedagógica. O artigo aponta, ainda, as ferramentas da internet e como as mesmas podem ser utilizadas no processo de ensino-aprendizagem. A Probabilidade estatística no Currículo de Mat. do E. Fundamental Esse artigo tem a intenção de sintetizar uma análise curricular realizada em Portugal ... Normas para o currículo ea avaliação em. matemática escolar. A Propriedade Intelectual na Era da Internet A relação desenvolvimento/aprendizagem na Teoria de Vygotsky Da mesma forma que a Teoria Construtivista ocupou (e tem ocupado) o centro das discussões entre os professores nas últimas décadas, atualmente, fala-se e ouve-se falar em Vigotsky. Lev Semyonovitch Vigotsky nasceu na BIELO-RÚSSIA em 5 de novembro de 1896. Graduou-se em Direito pela Universidade de Moscou, dedicando-se, posteriormente, à pesquisa literária. Entre 1917 e 1923 atuou como professor e pesquisador no campo de Artes, Literatura e Psicologia.   Fonte: NIPN
Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá! Em que posso ajudar?