Categories: Informação+

A Arte de Ensinar

Como toda ciência tem seu objeto de estudo. A Teologia tem o seu, que é a divindade, a Sociologia que é o fato social, a Psicologia que é o estudo do comportamento humano etc. A Didática durante um certo tempo tinha o ensino como seu objeto de estudo, mas os teóricos ao longo do tempo perceberam através da práxis, que não se poderia estudar só o processo de ensino sem levar em consideração a aprendizagem, pois só se pode dizer que há ensino se houve aprendizagem, uma coisa inexiste sem a outra e vice-versa.

A cartografia no ensino-aprendizagem da geografia

O tema de fundo deste artigo é o ensino de Geografia que se constitui em preocupação recorrente para os que trabalham com a formação de professorese que vão, em diferentes lugares e ritmos, construindo um saber necessário, pautado nos debates das idéias já consagradas e em novas proposições.

A EDUCAÇÃO FAZ A DIFERENÇA: EDUCAÇÃO BÁSICA – NOVOS DESAFIOS PARA O SÉCULO XXI

A situação no mundo de hoje, em particular os importantes acontecimentos das últimas décadas, irão influenciar o mundo do século XXI. Ao debruçarmo-nos sobre a educação básica para o século XXI é essencial examinarmos para que tipo de mundo essa educação terá que preparar o educando.

A Escola do Futuro

A Escola do Futuro, núcleo de pesquisa da Universidade de São Paulo USP, tem como principal atividade a investigação das novas tecnologias de comunicação aplicadas à educação.

A Evolução Transdisciplinar a Universidade
Condição para o Desenvolvimento Sustentável

Se as universidades pretendem ser agentes válidos do desenvolvimento sustentável, têm primeiramente que reconhecer a emergência de um novo tipo de conhecimento – o conhecimento transdisciplinar – complementar ao conhecimento disciplinar tradicional. Basarab Nicolescu

A função do professor no despertar da curiosidade epistemofílica

De onde vem nossa curiosidade de conhecer? E como o professor pode contribuir nesse processo vital e apaixonante?
Este trabalho apresenta uma contribuição da psicanálise para a compreensão da dinâmica da relação professor-aluno, discutindo as características psíquicas do aluno-adolescente e as características psíquicas do professor que são favorecedoras para o despertar da curiosidade epistemofílica.

A Ginástica

A história da Ginástica confunde-se com a história do homem. A Ginástica entendida por Ramos (1982: 15) como a prática do exercício físico “vem da Pré-história, afirma-se na Antigüidade, estaciona na Idade Média, fundamenta-se na Idade Moderna e sistematiza-se nos primórdios da Idade Contemporânea”. No homem pré-histórico a atividade física tinha papel relevante para sua sobrevivência, expressa principalmente na necessidade vital de atacar e defender-se. O exercício físico de caráter utilitário e sistematizado de forma rudimentar, era transmitido através das gerações e fazia parte dos jogos, rituais e festividades.

A Internet como nova mídia na educação

Este artigo procura contextualizar internet como uma nova mídia na educação. Primeiramente, mostra o surgimento da Internet no cenário mundial e no Brasil. Depois, discute o uso pedagógico da rede enfatizando as formas de utilização na prática pedagógica. O artigo aponta, ainda, as ferramentas da internet e como as mesmas podem ser utilizadas no processo de ensino-aprendizagem.

A Probabilidade estatística no Currículo de Mat. do E. Fundamental

Esse artigo tem a intenção de sintetizar uma análise curricular realizada em Portugal … Normas para o currículo ea avaliação em. matemática escolar.

A Propriedade Intelectual na Era da Internet

A relação desenvolvimento/aprendizagem na Teoria de Vygotsky

Da mesma forma que a Teoria Construtivista ocupou (e tem ocupado) o centro das discussões entre os professores nas últimas décadas, atualmente, fala-se e ouve-se falar em Vigotsky. Lev Semyonovitch Vigotsky nasceu na BIELO-RÚSSIA em 5 de novembro de 1896. Graduou-se em Direito pela Universidade de Moscou, dedicando-se, posteriormente, à pesquisa literária. Entre 1917 e 1923 atuou como professor e pesquisador no campo de Artes, Literatura e Psicologia.

 

Fonte: NIPN

webmaster

Recent Posts

ABA e Ganhe curso teacch 80

Curso ABA 120h e ganhe curso teacch 80h Clique aqui https://universoautista.com.br/portal7/produto/2-cursos-aba-120h-psicomoteacch-80h/ https://universoautista.com.br/portal7/produto/2-cursos-aba-120h-psicomoteacch-80h/

4 meses ago

Estratégias para a Comunicação em Crianças com Autismo

Estratégias para a Comunicação em Crianças com Autismo Estratégias para Melhorar a Comunicação em Crianças…

5 meses ago

12 coisas que os pais precisam saber sobre autismo

12 coisas que os pais precisam saber sobre autismo Os pais geralmente têm muitas perguntas…

5 meses ago

O Que Há de Mistério no Autismo?

O Que Há de Mistério no Autismo? O Que Há de Mistério no Autismo? Introdução…

5 meses ago

Suporte Emocional para Autismo

Suporte Emocional para Autismo Suporte Emocional para Autismo: Abordagens e Estratégias O suporte emocional é…

5 meses ago

Técnicas para desenvolver interações no TEA

Técnicas para desenvolver interações no TEA Desenvolver interações eficazes com pessoas no Transtorno do Espectro…

5 meses ago