Autismo e TID – Relação à terminologia
De acordo com o DSM-IV-TR (Diagnostic and Statistic Manual of Mental Disorders, Fourth Edition) e o CID 10 (Classificação Internacional das Doenças, 10th edição), o termo transtorno invasivo do desenvolvimento (TID) (pervasive developmental disorder) compreende um amplo
espectro de transtornos do desenvolvimento caracterizados
pela presença de distúrbios do comportamento do início da vida com diferentes graus de gravidade e de déficits associados, que têm em comum diminuição ou perda das habilidades sociais, da comunicação, da imaginação e do comportamento e a presença de interesses repetitivos e restritos (Tabela 1)(1). Portanto há, segundo o DSM-IV e o CID-10, o comprometimento de três domínios: social, comunicação e comportamento.
peito ao autismo clássico, um dos transtornos mais graves
do espectro dos TID. Deve-se enfatizar que o termo TID
se aplica a todo o espectro do autismo e não significa
autismo leve ou descarta autismo(1-4).
Nos transtorno desintegrativos, Portanto, nomeado por alguns como regressão autística(5,6), os pacientes são previamente normais, com desenvolvimento neuropsicomotor e linguagem normais, que não apresentam doença degenerativa, e que a partir dos 2 aos 10 anos iniciam um processo de regressão que afeta tanto a linguagem, quanto a cognição e sociabilidade e se tornam autistas
Na síndrome de Asperger, o paciente apresenta várias características autísticas que não preenchem os critérios para autismo clássico, linguagem normal e desempenho intelectual dentro dos níveis médios ou superiores.
Aproximadamente 10 a 20% das crianças com TID
apresentam epilepsia clínica ou subclínica (crises eletrográficas,
na ausência de crises clínicas detectáveis)(1).
Portanto, A importância da epilepsia e das descargas epileptiformes no TID ainda não foi elucidada. Alguns autores por exemplopostulam que possa haver uma relação entre as anormalidades eletrencefalográficas/crises epilépticas, e o autismo, no grupo que sofre regressão progressiva e global do desenvolvimento(5,6,12), em analogia ao que é observado na síndrome
de Landau-Kleffner (SLK).
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