Controle de Impulsos e o Autismo
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Como pais e cuidadores de crianças no espectro, você pode se perguntar de vez em quando, por que eles fizeram o que fizeram e questionar a ligação entre transtorno de controle de impulso e autismo.
Comportamentos impulsivos podem andar de mãos dadas na infância e é uma maneira de as crianças testarem seu ambiente e aprenderem diferentes habilidades, como autocontrole, juntamente com ações e repercussões.
Como seres humanos, temos reações instintivas naturais que fazem parte de nossa resposta de luta ou fuga, como nos afastarmos de um objeto que vem em nossa direção, que visam nos manter vivos em nosso ambiente. Existem também funções que ocorrem sem que pensemos nelas e desejemos que aconteçam, como o nosso coração batendo.
À medida que amadurecemos e desenvolvemos conceitos mais abstratos, como função executiva e outras ações que requerem o uso do córtex pré-frontal em nosso cérebro, começamos a crescer e amadurecer.
O funcionamento executivo é necessário quando é necessário planejar, criar, focar, implementar, lembrar, gerenciar tarefas e metas, bem como nomear e ter capacidade de controlar nossos impulsos.
Crianças autistas que têm problemas comportamentais, como comportamento impulsivo, podem receber apoio e aprender novas habilidades de resolução de problemas e como ter uma melhor compreensão do autocontrole.
De acordo com o artigo, 7 desafios de funcionamento executivo para pessoas com autismoexistem sete desafios que os autistas têm com o funcionamento executivo:
Por exemplo, estes são apenas alguns dos desafios que as pessoas com autismo podem enfrentar quando se trata de funcionamento executivo. Essas habilidades podem dificultar as tarefas diárias e, dependendo do indivíduo, fazer com que o autista experimente mais estresse devido à dificuldade com essas tarefas.
Embora o estresse e a luta sejam muito reais, existem estratégias que as pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) podem usar. Essas estratégias e mecanismos de enfrentamento podem ajudar a dividir o desafio maior que o indivíduo está enfrentando em uma tarefa de tamanho gerenciável para começar.
Por exemplo, existem diferentes maneiras pelas quais as pessoas autistas podem dividir seu dia em seções menores e mais gerenciáveis. Existem recursos e suporte disponíveis que podem incluir ideias como, Por exemplo:
Embora esses sejam apenas alguns exemplos das muitas ideias disponíveis, é importante lembrar que ter esses recursos ao seu alcance e etapas menores junto com rotinas estabelecidas é um excelente ponto de partida. Ser capaz de reconhecer essa necessidade e fornecer apoio pode fazer muita diferença para pessoas diagnosticadas com autismo e ajudar a melhorar suas habilidades de função executiva.
Por exemplo, no artigo, Disfunção executiva em crianças com autismoafirma,
“A disfunção executiva descreve uma variedade de dificuldades cognitivas, comportamentais
e emocionais que são causadas por distúrbios do neurodesenvolvimento ou como resultado de uma lesão traumática do lobo frontal. Os desafios devido à disfunção executiva incluem dificuldade em planejar, organizar, resolver problemas e administrar o tempo.”
Como esses exemplos são o oposto do que engloba a função executiva, pode ser difícil realizar tarefas sem os mecanismos mencionados acima e o suporte que a criança autista pode precisar.
Recomenda-se conversar com o médico do seu filho se você tiver alguma dúvida sobre a disfunção executiva e informações úteis sobre os mecanismos de enfrentamento que podem ajudar a aliviar parte do estresse.
Ter a capacidade de se adaptar e funcionar de forma a ajudar as crianças autistas a fortalecer suas habilidades sociais e o funcionamento executivo pode ajudar a melhorar a qualidade de vida geral.
Embora algumas dessas habilidades já possam ser conhecidas e utilizadas pelo indivíduo, outras novas podem ser ensinadas,
ajudando a conter quaisquer comportamentos de disfunção executiva que possam ser problemáticos.
As crianças aprendem melhor quando seus interesses e pontos fortes estão sendo utilizados. Existem diferentes recursos e terapias aos quais o médico de seu filho tem acesso ou pode encaminhá-lo
a um especialista que pode utilizar uma avaliação de comportamento funcional ou outro e usar esses pontos fortes e interesses enquanto desenvolve suas habilidades.
Algumas das habilidades que eles podem trabalhar para melhorar a função executiva podem ser:
Por exemplo, isso pode ser feito por meio de diferentes tipos de jogos de memória e discutindo diferentes partes do dia de seu filho, fazendo com que ele se lembre de diferentes partes
Por exemplo, isso pode ser feito oferecendo oportunidades para escolher e iniciar uma atividade, por meio de diferentes jogos de tabuleiro
e oportunidades sociais nas quais a criança pode iniciar conversas com colegas e outras crianças
Por exemplo, isso pode ser feito por meio de muitos tipos diferentes de jogos de tabuleiro e atividades, como ajudar a preparar
algo para o almoço ou qualquer atividade que exija paciência, melhore a autorregulação e reduza a necessidade de gratificação instantânea
exemplo seria que o terapeuta mudaria o horário da criança ou outros aspectos que ela espera e forneceria. materiais diferentes para tarefas que a criança não está acostumada a ver ou interagir
Por exemplo, fornecer a oportunidade para a criança manter um cronograma visual ou algum tipo de cronograma, pois ajuda a fazer planos para a escola, almoço ou qualquer outra parte do dia
à medida que a criança aprende diferentes termos associados a emoções, saúde e outros aspectos de si mesma, onde pode começar a saber e entender o que está sentindo, por que e o que pode fazer a respeito
Por exemplo, há muitas maneiras de responder à pergunta de por que seu filho caiu na lama antes de você sair do grupo de recreação e precisou parar no supermercado. Ou por que eles perderam a carta semanal que seu professor envia para casa sobre o progresso daquela semana.
Isso pode acontecer com qualquer um e com todos. É importante notar que quando crianças autistas têm problemas de controle de impulso,
exibem comportamento violento em relação a si mesmas e aos outros, hiperfoco em uma tarefa enquanto falta atenção à tarefa em questão
O tratamento pode não ser uma opção ou não ter a aparência que você espera. Existem inúmeras maneiras pelas quais os especialistas podem usar os interesses e pontos fortes da criança para criar uma sessão
mais liderada por crianças e torná-la divertida para eles, ao mesmo tempo em que fortalecem suas habilidades.
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Deolinda, A. (2021). Disfunção Executiva em Crianças com Autismo. https://www.autismparentingmagazine.com/executive-dysfunction-autism/
Jack, C. (2021). 7 Desafios de Funcionamento Executivo para Pessoas com Autismo: Problemas de funcionamento executivo são comuns e problemáticos para pessoas autistas.
https://www.psychologytoday.com/us/blog/women-autism-spectrum-disorder/202108/7-executive-functional-challenges-people-autism
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