Como o método Masgutova pode ser benéfico para crianças autistas
foi criado pela Dra. Svetlana Musgutova durante o desastre de trem da UFA em 1989, que resultou em muitas crianças gravemente feridas e traumatizadas. A Dra. Musgutova descobriu que essas crianças não estavam respondendo às abordagens cognitivas de terapia usadas anteriormente.
porque o nível de trauma que experimentaram as deixou sem resposta e extremamente traumatizadas. A Dra. Masgutova descobriu que isso significa que apenas seus reflexos primários estavam ativos.
Além disso, Como ela havia acabado de obter seu doutorado em psicologia do desenvolvimento, a Dra. Masgutova criaria mais tarde as terapias de Integração Reflexa Neurossensorial-motora Masgutova (MNRI). Estes são muito individuais, pois há uma avaliação feita antes do início da terapia, para que os resultados e os tratamentos variem de pessoa para pessoa.
Revista para pais com autismo não recomenda tentar nenhuma nova terapia, suplemento, etc. sem primeiro falar sobre isso com o médico do seu filho.
O objetivo do método Masgutova é restaurar tanto a função neurofisiológica quanto a sensório-motora de padrões disfuncionais, atrasados ou potencialmente patológicos.
Como cada tratamento depende do indivíduo de acordo com o site do método Masgutova, “os planos individuais de tratamento com MNRI variam de acordo com as circunstâncias únicas enfrentadas por cada indivíduo. Cada plano de tratamento consiste no conjunto de padrões de reflexos motores primários considerados disfuncionais durante uma avaliação individual de ressonância magnética e inclui reflexos que:
Inicialmente, cada indivíduo que está pensando ou foi encaminhado para a RNM passa por uma avaliação. Esta avaliação reconhece se deve focar e ver se,
Uma vez que os padrões reflexos são reconhecidos, o plano individualizado de MNRI para terapia é produzido e o tratamento pode começar.
Portanto, Os programas de RNM focados no nível de disfunção e número de reflexos são levados em consideração e dependem do indivíduo e de suas necessidades. O objetivo é usar a integração reflexa para abordar os reflexos que têm maior possibilidade de sucesso que influenciam a mudança funcional positiva.
durante a terapia, em um subconjunto de reflexos que garante que o indivíduo tenha menos probabilidade de ficar sobrecarregado. Além disso, Os sentimentos avassaladores podem vir do foco dos reflexos que estão sendo abordados durante uma sessão, e são capazes de fazer a atenção desafiadora que recebem para ter uma mudança significativa para o seu futuro.
As terapias MNRI são individualizadas, embora cada uma abranja o suporte necessário para integrar o reflexo motor primário do indivíduo e inclua o seguinte:
As duas primeiras etapas podem ser repetidas três vezes por padrão de reflexo individual durante uma sessão típica
Um acompanhamento e verificação do estado reflexo ajuda a reavaliar o progresso durante a terapia
Por exemplo, Tal como acontece com qualquer terapia e/ou tratamento, esta terapia depende do indivíduo. Vou compartilhar duas histórias de dois meninos que passaram pelo método Masgutova com sucesso.
O nome do primeiro filho é Erik, seus pais disseram que ele frequentou seu primeiro acampamento MNRI quando tinha três anos. Eles disseram que ele começou sem habilidades de comunicação verbal porque não falava ou entendia palavras básicas e comandos que eles diriam a ele e ele exibia extrema defesa sensorial.
também afirmaram que ele não era capaz de fazer coisas sozinho, como vestir-se sozinho, e ainda não foi treinado para usar o penico. Por fim, disseram que ele era exigente com a comida e não gostava de interagir com adultos e outras crianças.
Por exemplo, Após os primeiros 12 dias de acampamento MNRI, após alguma integração motora sensorial e foco no desenvolvimento de habilidades de nível superior, Erik teve melhor estabilidade e controle motor grosso. Sua sensibilidade ao som e ao toque diminuiu e suas emoções pareciam estabilizadas.
Além disso, Seus sistemas de postura e coordenação melhoraram junto com seu movimento transversal, ajudando a auxiliar em sua estabilidade geral e capacidade de andar. Por exemplo, Passou a ser capaz de repetir e articular sons e sílabas, além de se interessar mais pelo ambiente que o cercava, o que parecia ajudá-lo a se sentir mais motivado para realizar suas atividades que estimulavam seu desenvolvimento cognitivo.
cuja mãe afirma que eles frequentaram várias terapias, como terapia ocupacional (TO), fonoaudiologia, ludoterapia e outras. Eles haviam visto algum progresso, mas Benji ainda lutaria com as mudanças em seu ambiente e cronograma.
Durante uma das conferências de Masgutova, Benji, sua mãe e seu avô compareceram. Depois de alguma dificuldade na conferência inicialmente, a mãe de Benji começou a ver os resultados.
Além disso, Ela notou que ele era capaz de se auto-regular e se expressar. Ela começou a perceber que ele estava mais curioso sobre o ambiente, além de ter uma melhor coordenação, tanto que não tropeçava tanto em si mesmo e até pediu para tirar as órteses dos sapatos.
Embora tenha havido sucesso usando este método, eu sempre recomendo conversar com o médico do seu filho para quaisquer esclarecimentos, se necessário. Normalmente, se o médico não tiver certeza, eles têm recursos que podem passar para os pais ou encaminhá-los para especialistas que podem ajudar.
se você tiver alguma preocupação com o desenvolvimento de seu filho, seja desenvolvimento social/emocional, desenvolvimento físico, problemas sensoriais, aprendizado acadêmico, etc., fale com o médico. Para fazer uma avaliação ou diagnóstico, o médico geralmente é o primeiro passo no processo.
Portanto, O método Masgutova foi originalmente usado para tratar crianças que sofreram traumas físicos e emocionais do desastre de trem da UFA em 1989. Esta terapia ajudou onde outras terapias não conseguiram. O uso da integração reflexa que o Dr. Masgutova criou ajudou as crianças individualmente.
Por exemplo, Esta terapia é muito individualizada e tem muitos componentes diferentes para diferentes necessidades a serem atendidas em cada uma das sessões.
Chodyko, R. & Masgutov, D. (2015). Integração do Reflexo Neurossensorial – Uma Nova Modalidade de Trabalho com a Criança com Autismo: Resultados da Avaliação e Intervenção. https://masgutovamethod.com/_uploads/_media_uploads/_source/Case-Studies-Professional-Experience-With-MNRI-06.10.15.pdf
Gans, D. (2015). Autismo Após o Método Masgutova. https://masgutovamethod.com/_uploads/_media_uploads/_source/Winners-Coming-Back-To-The-Here-And-Now-07.01.15.pdf
Instituto Educacional Svetlana Masgutova. (2023). Como funciona o método MNRI. https://masgutovamethod.com/the-method/how-mnri-method-works
Instituto Educacional Svetlana Masgutova. (2023). Origens do método MNRI. https://masgutovamethod.com/the-method/mnri-method-origins
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