Conceito neuroevolutivo “Bobath”.
O conceito neuroevolutivo Bobath é uma abordagem terapêutica para tratar indivíduos com distúrbios neurológicos, especialmente paralisia cerebral. Foca em melhorar o controle motor e a postura por meio da facilitação de movimentos normais e a inibição de padrões anormais, promovendo o desenvolvimento de habilidades funcionais.
A Terapia Ocupacional é muito mais do que um tratamento; ela se baseia na conexão entre percepção e motricidade. Portanto, o objetivo dessa terapia é promover o desenvolvimento, a ludicidade, a expressividade e a criatividade da criança. Em outras palavras, busca-se criar um ser em desenvolvimento, lúdico, expressivo, criativo e produtivo.
Se pensarmos na própria terminologia “Terapia Ocupacional”, percebemos que o foco é tratar o indivíduo para que ele possa atuar no mundo das relações. Isso implica na necessidade de motricidade, percepção, cognição e capacidade de interagir, sem esquecer o aspecto psicoafetivo. Mas afinal, o que importa para uma criança? Brincar, realizar atividades diárias como alimentação e vestir-se, estudar (quando em idade escolar) e, claro, interagir com o ambiente ao seu redor – seja com brinquedos, adultos, outras crianças ou consigo mesma.
A linguagem é crucial no desenvolvimento infantil. É por meio dela que ocorre a interação. E essa linguagem pode ser expressa através de gestos, códigos corporais e linguísticos, carregando significados sociais e afetivos. Com o tempo, a criança evolui para a linguagem oral, que envolve não só a motricidade orofacial, mas também percepção, cognição e emoção. Em resumo, a criança fala porque entende conceitos, relaciona significados e possui a motricidade necessária para articular palavras corretamente.
Quando falamos de linguagem, pensamos primeiramente na fala. No entanto, também nos comunicamos por expressão corporal, escrita e leitura. A escrita, por exemplo, é um processo evolutivo que requer motricidade refinada das mãos e dedos, coordenação visual e manual, e um desenvolvimento psicomotor robusto. Para aprender a escrever, é necessário controle do próprio corpo, coordenação dinâmica e visomotora, equilíbrio e lateralidade.
A leitura, assim como a escrita, envolve maturação de estágios evolutivos e aspectos cognitivos da aprendizagem. Ler é uma atividade complexa que exige percepção de signos e significados, interpretação e abstração do raciocínio. Portanto, a leitura está profundamente ligada ao desenvolvimento psicomotor e cognitivo.
Além da linguagem, a fonoaudiologia também lida com a alimentação, uma atividade crucial na vida diária da criança. Para se alimentar de forma independente, a criança precisa ser estimulada nas funções neurovegetativas, como o controle dos órgãos orofaciais, cervical, tronco e segmentário, além da percepção tátil, visual e coordenação olho-mão.
A Terapia Ocupacional foca na realização de ações ocupacionais – atividades diárias, brincadeiras, estudo e interação – e através dessas ações, realiza a ação terapêutica. O objetivo é capacitar a criança para desenvolver habilidades sensório-perceptivas, cognitivas, motoras e sociais, permitindo que ela responda às demandas do meio social.
Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia trabalham juntas no processo de estimulação e desenvolvimento infantil. Elas articulam conhecimentos específicos, interdisciplinares e transdisciplinares, para que a criança seja vista de forma integral. A saúde práxica é o ponto de interseção entre essas duas especialidades, preparando a criança para sentir, perceber, se mover e se comunicar de forma integral e saudável.
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