Entender os gatilhos
É importante lembrar que os comportamentos desafiadores são frequentemente uma forma de comunicação da criança autista e podem ser causados por diversos fatores, como problemas sensoriais, dificuldades de comunicação, ansiedade e estresse. É importante trabalhar em estreita colaboração com pais, cuidadores, profissionais de saúde e educação para identificar esses gatilhos e desenvolver estratégias eficazes para ajudar a criança a lidar com os desafios que enfrentam. As abordagens centradas na criança, que levam em consideração as necessidades e preferências individuais da criança, podem ser particularmente eficazes para reduzir comportamentos desafiadores e promover o bem-estar geral da criança autista.
Principais observações:
- Por tanto, por exemplo observe a criança cuidadosamente e anote os comportamentos desafiadores que ocorrem e em que momentos. Por tanto essas informações pode ajudar a identificar padrões e gatilhos.
- Converse com a criança: Por exemplo se a criança for capaz de se comunicar, converse com ela sobre o que pode estar causando os comportamentos desafiadores. Faça perguntas simples e diretas e tente entender o ponto de vista dela.
- Identifique mudanças na rotina: Mudanças na rotina da criança, como mudança de ambiente, pessoas desconhecidas, horários de refeições e de sono podem desencadear comportamentos desafiadores.
- Observe o ambiente: Por exemplo em alguns ambientes, como lugares barulhentos, lotados ou brilhantes podem ser desafiadores para crianças autistas. Observe se a criança está sobrecarregada pelo ambiente e tente reduzir a estimulação.
- Aprenda com a história da criança: Por exemplo observe se há algum evento traumático que possa ter desencadeado comportamentos desafiadores. Converse com a família para entender se houve alguma mudança significativa na vida da criança que possa estar causando estresse.
- Identifique as necessidades da criança: Por tanto algumas crianças podem ter necessidades específicas que, se não atendidas, podem desencadear comportamentos desafiadores. Por exemplo, a criança pode precisar de um período de silêncio após atividades barulhentas ou precisar de uma pausa após interações sociais intensas.
- Identificar os gatilhos dos comportamentos desafiadores da criança autista pode ajudar a prevenir ou minimizar esses comportamentos, melhorando a qualidade de vida da criança e de sua família.
Veja quando o autismo é detectado. Clique aqui
Observação
Cada criança autista é única e pode ter diferentes gatilhos que desencadeiam desafios e dificuldades. No entanto, algumas das principais dificuldades enfrentadas por muitas crianças autistas estão relacionadas à comunicação, interação social e processamento sensorial.
Referencia
Autism S. Clique aqui