Os princípios do ABA respaldam-se no Behaviorismo, que observa e explica a associação entre o ambiente, o comportamento
humano e a aprendizagem. Os primeiros registros sobre o autismo foram publicados em 1943 e foram descritos como: distúrbios do desenvolvimento caracterizado pela incapacidade para estabelecer relações com pessoas, amplo conjunto de atrasos e alterações na aquisição e uso da linguagem e uma “insistência obsessiva” em manter
o ambiente sem mudanças.
METODOLOGIA Como citado anteriormente, esse estudo
apresenta inicialmente um caráter bibliográfico. Porém, pretende-se numa segunda etapa realizar a intervenção, na qual serão elaboradas e aplicadas atividades de acordo com o método ABA junto a crianças com autismo, buscando verificar as contribuições do mesmo. RESULTADOS No estudo bibliográfico acerca do método ABA encontram-se alguns resultados, dentre os quais destaca-se que 47% de crianças autistas pesquisadas atingiram o funcionamento intelectual e escolar normais,
com QI dentro da faixa do normal.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A partir deste estudo bibliográfico, nota-se a importância do mesmo no desenvolvimento cognitivo, comportamental e social da criança autista, contribuindo para a socialização na sociedade.
Por
Ana Paula Marins, Faculdade Integrado de Campo Mourão; Aline Hirotsu, Faculdade Integrado de Campo Mourão
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