Lei - direitos dos autistas completa 10 anos
Médico neurologista Luis Felipe Coutinho Mones comenta os desafios que os pacientes enfrentam nas redes pública e privada, além da desinformação e do diagnóstico tardio
Segundo estimativas da ONU (Organização das Nações Unidas), há mais de 70 milhões de pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) no mundo. No Brasil, o número de autistas pode chegar a 2 milhões, apesar da dificuldade do diagnóstico, que pode puxar esse número para baixo. De acordo com dados divulgados pelo CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) dos Estados Unidos, uma em cada 50 crianças sofre de autismo. A estimativa é que 90% dos brasileiros com autismo não tenham sido diagnosticados.
A fim de reverter esse e outros entraves vivenciados pelos autistas e por suas famílias, foi sancionada a Lei Nº 12.764, de 2012, mais conhecida como "Lei Berenice Piana", que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos autista.
Falando mais sobre os direitos
Os direitos dos autistas são uma questão importante para garantir que as pessoas com autismo, possam viver de forma justa e inclusiva em nossa sociedade. Alguns dos principais direitos dos autistas incluem:
- Por exemplo, direito à educação inclusiva: Os autistas têm o direito de receber uma educação de qualidade em um ambiente inclusivo, que atenda às suas necessidades e respeite suas diferenças.
- Direito à saúde: Os autistas têm o direito de receber atendimento médico adequado e especializado, que leve em consideração suas particularidades e necessidades.
- Por exemplo,direito à comunicação: Os autistas têm o direito de se comunicar da maneira que lhes for mais confortável, seja por meio de fala, comunicação alternativa e aumentativa (CAA) ou outros meios.
- Direito ao trabalho: Os autistas têm o direito de participar do mercado de trabalho e de serem tratados de forma justa e igualitária.
- Por exemplo, direito à acessibilidade: Os autistas têm o direito de ter acesso a espaços públicos, transporte e serviços que sejam acessíveis e que respeitem suas necessidades.
Além disso, é importante lembrar que os autistas têm o direito de serem respeitados e tratados com dignidade. Infelizmente, muitas vezes os autistas ainda enfrentam discriminação e preconceito em nossa sociedade, o que torna ainda mais importante lutar por seus direitos e por uma sociedade mais inclusiva e justa.
A seguir, nosso artigo falando mais sobre os direitos do autista no mercado de trabalho. Clique aqui
Fonte: Portal Terra: Clique aqui
One thought on “Lei – direitos dos autistas completa 10 anos”