O aspecto mais importante
Segundo Lopes (1999) apud Mastroianni (2004) o desenvolvimento do sistema nervoso é, talvez, o aspecto mais importante do desenvolvimento humano.
O crescimento dos aspectos, nem que seja dos mais simples do crescimento e desenvolvimento do sistema nervoso, é vital para o total entendimento da natureza e da importância do desenvolvimento psicomotor da criança.
O aspecto mais importante
Ao nascer, a criança possui todos os seus órgãos do sistema nervoso formados, sob ponto de vista anatômico; porém, as conexões funcionais entre os neurônios, necessárias à execução das mais variadas atividades, não estão ainda estabelecidas. À medida que o sistema nervoso amadurece, permite que a quantidade e qualidade das habilidades alcançadas pela criança sejam cada vez maiores.
Os neurônios são fibras nervosas que compõe o Sistema Nervoso (RODRIGUES, 2002).
O sistema nervoso não se desenvolve de uma vez, ele obedece a uma seqüência. É preciso pedir para a criança somente o que ela é capaz de fazer, levando em consideração o seu processo de maturação (SALLES, 2004).
O Neurônio é uma célula que tem a função de receber e conduzir os estímulos. Por exemplo, Esses estímulos são recebidos e conduzidos pela sinapse que é uma conexão entre os neurônios, no qual um neurônio estimula o seguinte, assim obtemos os impulsos nervosos e a transmissões de informações. Por exemplo, As velocidades desses impulsos nervosos e da transmissão de informação são favorecidas através da bainha de mielina que é um revestimento encontrado nas células (ROCHA, 2004).
As fibras nervosas
são encarregadas da transmissão das informações sensoriais, captadas do meio, fibras aferentes, se interconectam, ao longo da evolução, em níveis cada vez mais elevados do sistema nervoso central, da medula ao córtex cerebral. A quantidade e qualidade das informações captadas e suas respectivas conexões determinam maior variedade de padrões motores alcançados pela criança (RODRIGUES, 2002)
A sinapse pode ser elétrica ou química. Por exemplo, a sinapse elétrica, as correntes iônicas passam diretamente pelas funções comunicantes que é a região de aproximação entre as duas células. Na sinapse química, a transmissão do sinal é através da fenda sináptica que á a região de aproximação entre as duas células que é feita através de neurotransmissores.
São essas informações acorridas durante a sinapse que garante ao sistema nervoso a sua enorme diversidade e capacidade de processamento de informações (RELVAS, 2004).
Ao nascer a criança apresenta algumas estruturas já prontas e definidas. Outras ainda estão para se desenvolver. Por exemplo, o sistema nervoso precisa de condições favoráveis para o seu pleno funcionamento e desenvolvimento (SALLES, 2004).
O corpo cresce á medida
que o sistema nervoso se modifica pelo crescimento. As conexões entre as células nervosas estão na dependência do uso da estimulação, pois o individuo se desenvolve através de sua interação com o meio em que ele vive, que oferecem condições e orientações necessárias para explorar tudo àquilo que o cerca, adquirindo assim, experiências que servirão de suporte para o conhecimento do seu corpo e de suas possibilidades de movimento (MOSTROIANNI, 2004).
Pesquisa por Universo Autista
Fonte: NIPN