O autismo e as dificuldades de aprendizagem são iguais?
Quando se trata de educar crianças com autismo e dificuldades de aprendizagem, surge a questão de saber se eles são iguais. A razão para se perguntar isso é porque parece haver desafios que uma criança autista experimenta em um ambiente educacional que pode parecer outra dificuldade de aprendizagem.
não são o mesmo que uma dificuldade de aprendizagem. O transtorno do espectro do autismo é um transtorno do espectro, e algumas crianças com diagnóstico de autismo tendem a enfrentar esses desafios com:
Por exemplo, Algumas crianças autistas também podem ter dificuldades de aprendizagem. Os distúrbios de aprendizagem podem:
Embora a intervenção precoce seja a melhor opção, a maioria dos distúrbios de aprendizagem não é diagnosticada até a idade escolar. Por exemplo, Este artigo vai discutir alguns dos sintomas sobrepostos de autismo e distúrbios de aprendizagem, como eles podem afetar o aprendizado e as principais dificuldades que os alunos autistas podem enfrentar.
Portanto, Como acontece com qualquer tipo de neurodiversidade, é importante lembrar que cada pessoa é um indivíduo. O que afeta uma pessoa pode não afetar outra da mesma maneira.
Além disso, É sempre importante falar com o médico do seu filho se tiver alguma dúvida ou preocupação. Eles normalmente têm recursos disponíveis ou podem se referir a um especialista, como um pediatra de desenvolvimento comportamental, que pode responder a perguntas.
Além disso, Existem sintomas que podem ser aparentes tanto no autismo quanto nos distúrbios de aprendizagem. A sobreposição é o que pode causar confusão para pais e professores e tornar o aprendizado desafiador para a criança autista.
pode ser uma dificuldade para pessoas autistas. As habilidades de funcionamento executivo facilitam a interação e a compreensão da maioria dos ambientes de aprendizagem.
De acordo com o Center on the Developing Child da Universidade de Harvard,
“A função executiva e as habilidades de autorregulação são os processos mentais que nos permitem planejar, focar a atenção, lembrar de instruções e fazer malabarismos com várias tarefas com sucesso.”
“o cérebro precisa desse conjunto de habilidades para filtrar distrações, priorizar tarefas, definir e atingir metas e controlar impulsos.”
As crianças com desenvolvimento típico geralmente aprenderam habilidades de funcionamento executivo e têm mais facilidade para entender o que estão sentindo. Considerando que, se uma pessoa autista tem problemas sensoriais e derrete por causa de um novo gatilho, ela pode se distrair ou se irritar facilmente e ter dificuldade em entender como está se sentindo.
Durante o desenvolvimento de uma criança, o funcionamento executivo e as habilidades autorregulatórias estão crescendo. Essas habilidades são importantes no ambiente de aprendizagem porque são elas que ajudam a criança a se autorregular, manter uma atitude produtiva e fazer as melhores escolhas que afetam a si mesmas e às pessoas ao seu redor.
Existem três tipos principais de funções cognitivas formadas a partir dessa autorregulação:
Essas funções precisam trabalhar juntas para que o cérebro seja capaz de se concentrar o suficiente e desenvolver habilidades de resolução de problemas, ser capaz de se concentrar e entender o professor e o que eles querem, e ter interações sociais positivas envolvendo-se na sala de aula com o professor e outros crianças.
Portanto, Ser diagnosticado com transtorno do espectro do autismo e/ou ter dificuldade de aprendizagem pode ser um desafio por si só. Existem outros desafios que tendem a aparecer com o autismo, como a necessidade de seguir um cronograma rígido que não permite flexibilidade, o que pode afetar diretamente a dificuldade de aprendizagem.
Por exemplo, Isso não significa que não haja ouro no final do arco-íris educacional. Em minha experiência, encontrei maneiras de incorporar exercícios cerebrais e físicos regulares que ajudam a desenvolver habilidades de pensamento crítico, atenção plena, autorregulação, entre outras habilidades que são específicas para nós.
É algo que descobri conversando com o médico e outros profissionais da área de educação e saúde mental. Rachel Anderson entrevistou Sheri Taylor, MEd. fundador de Consultoria educacional sob medida exclusiva.
Sheri afirmou que quando se trata de educação,
“As estratégias para trabalhar com pessoas com autismo devem ser individualizadas. Isso é verdade para todos os alunos, mas é especialmente verdade para nossos pensadores "fora da caixa". “
Portanto, É muito importante lembrar que não existe um tamanho único quando se trata de abordagens para educação e dificuldades de aprendizagem. Tudo é baseado no indivíduo, o que o motiva, seu estilo de aprendizagem e outros fatores.
Além disso, Aqueles diagnosticados com transtorno do espectro do autismo podem ter dificuldade em interagir socialmente e entender o que o professor quer que eles façam. É aqui que o suporte visual pode ser benéfico.
Além disso, Existem também serviços de educação especial disponíveis na maioria das escolas que oferecem o suporte necessário para o indivíduo, dependendo do suporte educacional necessário. Há coisas como o IEP (Programa de Educação Individualizada) que é especificado para o aluno e descreve as metas e planos para o aluno.
e necessidades de educação especial. Esses suportes estão disponíveis para ajudar com quaisquer dificuldades adicionais que um aluno autista ou com diferenças de aprendizado possa ter.
Se seu filho frequenta uma escola pública, você pode entrar em contato com o departamento de educação local, falar com o diretor ou professor e eles poderão ajudá-lo a iniciar o processo ou direcioná-lo para quem pode ajudar. Para homeschool e escola particular, existem recursos disponíveis através de HSLDA (Associação de Defesa Legal da Escola Doméstica).
Embora possa ser desafiador para um aluno autista, existem muitos recursos e suporte disponíveis para ajudar a descobrir o que funciona para eles. As diferenças de aprendizado podem aumentar o desafio, mas não é aí que ele deve parar.
A boa notícia Por exemplo, é que existem profissionais e organizações que estão lá para apoiar a criança e os pais para proporcionar a melhor experiência educacional. Existem maneiras que podem ajudar um indivíduo a crescer e encontrar novas formas de aprendizado que se adequem melhor a ele como indivíduo.
Além disso, Descobrir o que seu filho gosta, como ele prefere aprender e quais outros apoios ele precisa é um movimento saudável em direção a uma experiência educacional positiva. O objetivo é que eles possam viver uma vida plena e alcançar seus objetivos e aspirações futuras.
Fazer perguntas e trabalhar com uma equipe que tem o melhor interesse de seu filho em mente é um presente.
“Sozinhos podemos fazer tão pouco; juntos podemos fazer muito.” - Helen Keller
ANDERSEN, Raquel. (2022). Estratégias para ensinar crianças com autismo. www.autismparentingmagazine.com/teaching-strategies-autism-children/
Center on the Developing Child da Universidade de Harvard. (2023). Função executiva e autorregulação.
www.developing child..harvard.edu/science/key-concepts/executive-function
Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e Derrame. (2023). Dificuldades de aprendizagem. www.ninds.nih.gov/health-information/disorders/learning-disabilities#:
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