Os sinais do autismo geralmente se manifestam antes dos três anos de idade, mas há casos que já podem ser identificados por volta dos 18 meses de vida da criança.
6 principais sinais de autismo.
A criança não olha quando é chamada pelo nome ou não sustenta o olhar. Sabe-se que essa dificuldade ocorre devido a uma resposta a uma sensação de desconforto quando expostas a muitos estímulos sociais.
Por exemplo, muitos não conseguem se concentrar na fala e nos olhos das pessoas ao mesmo tempo. E também não entendem que o olhar fornece informações em uma interação.
Por exemplo, muitas crianças e adultos autistas apresentam dificuldades na interação social e precisam de ajuda para aprender a agir em diferentes tipos de situações sociais.
É comum que o autista tenha dificuldade de entender outras pessoas, como expressões faciais ou linguagem corporal. Além de não gostarem tanto de contato físico e afetivo. Também não gostam de compartilhar objetos e preferem brincar sozinhos. Por conta disso, sentem mais dificuldade de fazer amigos.
Por exemplo, os bebês começam a imitar atitudes e comportamentos por volta dos seis a oito meses de vida.
A imitação envolve a capacidade de uma criança de copiar as ações de adultos e colegas. Com isso, elas aprendem a realizar ações com objetos, a fazer gestos e movimentos corporais como bater palmas ou acenar e também a se comunicar.
por exemplo, crianças que estão no espectro costumam ter grande dificuldade em imitar. Isso pode comprometer o seu desenvolvimento.
A criança com autismo normalmente não responde quando é chamado pelo nome. É importante destacar que com cerca de um ano, o bebê neurotípico (não autista) consegue reagir ao ser chamado por exemplo.
Sendo assim, reconhece seu nome e que as pessoas estão falando com ele, ou seja, responde a esse estímulo. Isso normalmente não acontece com crianças com autismo.
Geralmente, elas não esboçam reações e é como se não tivessem ouvindo seus pais chamando ou interagindo com elas. Podem também fixar o olhar em algum objeto incomum.
A atenção compartilhada, por exemplo acontece quando duas pessoas focam em um mesmo objeto ou dão atenção para uma mesma conversa, por exemplo. Essa atenção pode ocorrer por meio do olhar, gestos ou quando alguém aponta ou indica algo, além de palavras.
Mais sobre esse tema. Clique aqui
Por exemplo, a atenção compartilhada contribui com a comunicação e a aprendizagem. No entanto, vale destacar que alguns autistas podem ter dificuldades para conseguir se comunicar dessa forma. Assim, eles não demonstram interesse em brincadeiras coletivas e parecem não entender as brincadeiras.
Speak autism: https://www.autismspeaks.org/sinais-de-autismo.
Curso ABA 120h e ganhe curso teacch 80h Clique aqui https://universoautista.com.br/portal7/produto/2-cursos-aba-120h-psicomoteacch-80h/ https://universoautista.com.br/portal7/produto/2-cursos-aba-120h-psicomoteacch-80h/
Estratégias para a Comunicação em Crianças com Autismo Estratégias para Melhorar a Comunicação em Crianças…
12 coisas que os pais precisam saber sobre autismo Os pais geralmente têm muitas perguntas…
O Que Há de Mistério no Autismo? O Que Há de Mistério no Autismo? Introdução…
Suporte Emocional para Autismo Suporte Emocional para Autismo: Abordagens e Estratégias O suporte emocional é…
Técnicas para desenvolver interações no TEA Desenvolver interações eficazes com pessoas no Transtorno do Espectro…
View Comments