Síndrome de Asperger
A Síndrome de Asperger (SA) é um transtorno psicológico multifacetado com sua característica principal residindo nas áreas do relacionamento interpessoal e comunicação. Estudos indicam que a prevalência da SA é de aproximadamente 0,36% na população em geral. Esta condição é marcada por interesses e habilidades específicas, bem como por comportamentos como pedantismo, padrões repetitivos e distúrbios motores.
A SA encontra-se categorizada na Classificação Internacional de Doenças (CID-10) sob o grupo dos transtornos evasivos ou globais do desenvolvimento (F84). Portanto, esses transtornos, incluindo a SA, geralmente têm início na infância e estão associados ao comprometimento do desenvolvimento neuropsicomotor. É importante destacar que esses transtornos estão intimamente ligados à maturação do Sistema Nervoso Central (SNC).
Dentre os distúrbios do espectro autista, a SA é frequentemente considerada o menos grave. No entanto, cada indivíduo com SA é único, e o grau de afetação varia significativamente. Portanto, O diagnóstico e o manejo da SA são áreas em constante evolução, e intervenções precoces podem desempenhar um papel fundamental na melhoria das habilidades sociais e de comunicação de pessoas com SA.
Para compreender a SA e o autismo em geral, é essencial fazer referência aos pioneiros na área, Leo Kanner e Hans Asperger. Em 1943, Kanner e, posteriormente, em 1944, Asperger publicaram os primeiros trabalhos sobre a Síndrome. Ambos acreditavam que existia um transtorno subjacente, presente desde o nascimento, que dava origem aos problemas característicos do autismo.
Em resumo, a Síndrome de Asperger é uma condição complexa que afeta a interação social, a comunicação e o comportamento.
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