Noticias+

STF redução de jornada – Confirmado!!

STF redução de jornada – Confirmado!!

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, pelo direito à redução da jornada de trabalho do servidor público que tenha filho ou dependente com deficiência. O Conselho Federal da OAB atuou como amicus curiae no caso, defendendo ao expediente reduzido para cuidadores de pessoas com deficiência e, portanto, a equivalência entre servidores municipais e estaduais aos federais neste aspecto.

Com a decisão, fica assegurado aos servidores estaduais e municipais com filhos com deficiência, o direito à redução de 30 a 50% da jornada, por analogia ao previsto no Estatuto do Servidor Público Federal, sendo legítima a aplicação da lei federal aos servidores de estados e municípios, diante do princípio da igualdade substancial, previsto na Constituição Federal e na Convenção Internacional sobre o Direito das Pessoas com Deficiência.

A Corte deu provimento ao Recurso Extraordinário (RE) 1237867, que teve repercussão geral reconhecida pelo Plenário Virtual, no Tema 1097. Foi fixada a seguinte tese: “Aos servidores públicos estaduais e municipais é aplicado, para todos os efeitos, o art. 98, § 2° e § 3°, da Lei 8.112 /1990”. A matéria foi julgada em plenário virtual entre 9 e 16 deste mês.

O recurso foi interposto por uma servidora pública estadual contra decisão do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) que negou a ela o direito de ter sua jornada de trabalho reduzida em 50%, sem necessidade de compensação ou prejuízo de seus vencimentos, para que pudesse se dedicar aos cuidados da filha com necessidades especiais. O TJ-SP fundamentou o entendimento na ausência de previsão legal desse direito.

Segundo a OAB, a inexistência de lei local não justifica violação ao texto constitucional e à Convenção Internacional sobre os direitos das Pessoas com Deficiência, o que foi acolhido pelos ministros do Supremo. O relator do caso, ministro Ricardo Lewandowski, em manifestação no Plenário Virtual pela repercussão geral, afirmou que a causa extrapola os interesses das partes envolvidas, pois a questão central dos autos alcança os órgãos e as entidades da administração pública de todos os estados da Federação e dos municípios que não tenham legislação específica sobre o tema.

Do ponto de vista jurídico, o ministro observou que o esclarecimento da causa permitirá uniformizar o entendimento do Poder Judiciário e evitar que situações semelhantes tenham desfechos opostos. Também está presente, para Lewandowski, a relevância social, diante do evidente interesse de crianças com deficiência ou necessidades especiais.

Fonte: https://www.oab.org.br/

Webmaster

Recent Posts

ABA e Ganhe curso teacch 80

Curso ABA 120h e ganhe curso teacch 80h Clique aqui https://universoautista.com.br/portal7/produto/2-cursos-aba-120h-psicomoteacch-80h/ https://universoautista.com.br/portal7/produto/2-cursos-aba-120h-psicomoteacch-80h/

4 meses ago

Estratégias para a Comunicação em Crianças com Autismo

Estratégias para a Comunicação em Crianças com Autismo Estratégias para Melhorar a Comunicação em Crianças…

5 meses ago

12 coisas que os pais precisam saber sobre autismo

12 coisas que os pais precisam saber sobre autismo Os pais geralmente têm muitas perguntas…

5 meses ago

O Que Há de Mistério no Autismo?

O Que Há de Mistério no Autismo? O Que Há de Mistério no Autismo? Introdução…

5 meses ago

Suporte Emocional para Autismo

Suporte Emocional para Autismo Suporte Emocional para Autismo: Abordagens e Estratégias O suporte emocional é…

5 meses ago

Técnicas para desenvolver interações no TEA

Técnicas para desenvolver interações no TEA Desenvolver interações eficazes com pessoas no Transtorno do Espectro…

5 meses ago