CONHEÇA NOSSOS MATERIAIS ADAPTADOS PEDAGÓGICOS - CLIQUE AQUI
logo_oficial_png <strong>Tipos de autismo</strong>
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Tipos de autismo

Tipos de autismo

O autismo é considerado um espectro por se manifestar em diferentes graus, sintomas e até mesmo com condições associadas em cada criança que recebe o diagnóstico. 

Por isso, existem alguns tipos de autismo que representam a intensidade do transtorno e a forma com que ele afeta a condição de vida do indivíduo. 

Por exemplo, vamos entender quais são e suas classificações que, segundo DSM-5, podem se apresentar de forma leve, moderada ou severa. 

Casos leves (alta funcionalidade)

Ao ser diagnosticado com um quadro de autismo leve, pode ser dito que a criança possui o que é conhecido como Síndrome de Asperger.  

Por ser um TEA de grau leve, é entendido que a criança não irá apresentar tantas dificuldades como acontece em outros níveis, portanto, nada irá impedi-la de, por exemplo, conseguir estudar, trabalhar e se relacionar.

Ainda assim, a dificuldade de se comunicar é uma característica bem marcante, bem como interesses específicos por objetos e assuntos, e a dificuldade em obedecer regras e rotinas.

Em alguns casos por exemplo, ainda é possível notar o desenvolvimento infantil de habilidades impressionantes, como o caso de crianças que aparentam ter uma inteligência acima da média. 

Casos moderados (média funcionalidade)

Já em quadros de autismo de média funcionalidade, nos casos moderados, a criança irá apresentar um Transtorno Invasivo de Desenvolvimento, com um grau de dificuldade acima do que a Síndrome de Asperger.

Por exemplo, diferentes sintomas que a pessoa possa vir a apresentar, algumas características comuns são: dificuldade de interação social, problemas linguísticos e interesses restritos.

pexels-photo-1449934-1024x682 <strong>Tipos de autismo</strong>

Casos severos (baixa funcionalidade) 

Por fim, os casos severos são o grau de autismo mais complexo e que necessitam de tratamentos e amparos mais específicos. São os casos de crianças diagnosticadas com o Transtorno Autista ou o Transtorno Desintegrativo da Infância.

Por exemplo. Nesses quadros, as habilidades linguísticas, sociais e cognitivas são bastante comprometidas, e a criança pode apresentar sintomas como:

  • Dificuldade de comunicação verbal e visual
  • Comportamentos repetitivos 
  • Perda de habilidades intelectuais
  • Em alguns casos, pode apresentar sinais de agressividade. 

Agora que você sabe quais são os tipos de autismo, vamos entender como se dá o diagnóstico desse transtorno. Clique aqui

Referência

Aqui está o link para o site do CDC sobre o assunto: https://www.cdc.gov/autism-spectrum-disorder/about-asd/types.html

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá! Em que posso ajudar?