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A importância da avaliação pedagógica

A importância da avaliação pedagógica

 

Avaliação do Autismo: Uma Abordagem Personalizada

Quando falamos sobre autismo, é essencial adotar uma abordagem personalizada. Não se trata apenas de identificar características individuais de comportamento, mas de entender como esses comportamentos interagem com o ambiente ao redor.

Ferramentas de Avaliação

Uma das ferramentas mais valiosas nesse processo é o Programa da Escala Portage do Desenvolvimento (David Sherer, 1969). Este programa permite avaliar várias áreas importantes:

  • Linguagem
  • Cognição
  • Cuidados próprios
  • Socialização
  • Habilidades motoras

Com essa escala, podemos determinar a idade de desenvolvimento em cada uma dessas áreas, além de obter uma visão geral do desenvolvimento da criança.

Organização dos Currículos

Os currículos do programa foram organizados com objetivos claros:

  • Precisão e Responsabilidade: Evita improvisações, proporcionando maior eficácia na eliminação ou troca de condutas inadequadas.
  • Observação do Desenvolvimento: Facilita a observação contínua da aprendizagem do aluno.
  • Avaliação Mensurável: Reduz aspectos pouco mensuráveis e contribui para uma avaliação mais precisa.
  • Alinhamento com Objetivos: Relaciona a aprendizagem do aluno com os objetivos previstos no currículo.

Métodos Educacionais e Objetivos

Nas últimas décadas por exemplo, inúmeras técnicas de ensino para crianças autistas foram desenvolvidas por educadores ao redor do mundo. Essas técnicas têm como objetivos principais:

  • Prevenção de Deficiências Secundárias: Trabalhando para reduzir ou evitar complicações adicionais.
  • Recuperação de Deficiências Primárias: Desenvolvendo métodos para melhorar as funções afetadas diretamente pelo autismo.
  • Desenvolvimento de Funções Relacionadas: Ajudando a criança a aprimorar funções ligadas às suas deficiências primárias.

Desafios e Dedicação

Crianças autistas geralmente enfrentam dificuldades em utilizar corretamente as palavras. Contudo, com um programa intenso de aulas, é possível observar melhorias significativas em várias áreas, como habilidades de linguagem, motoras, interação social e aprendizagem. Este trabalho exige muita dedicação e paciência tanto da família quanto dos professores.

Papel da Escola e da Família

A escola desempenha um papel crucial na educação de crianças autistas, elaborando estratégias para integrá-las com outras crianças. Entretanto, a família também tem um papel vital. Como os principais cuidadores, os familiares têm mais experiência e compreensão das necessidades diárias dessas crianças.

Encorajando a Comunicação

Os pais por exemplo, podem incentivar a comunicação espontânea criando situações que provoquem a necessidade de interação. Ao invés de antecipar todas as necessidades da criança, é importante criar momentos em que ela precise pedir o que deseja.

Desafios na Definição e Avaliação

A definição de autismo por exemplo, e a construção de instrumentos de avaliação precisos são desafios significativos. Portanto, As severas deficiências de interação, comunicação e linguagem, além das alterações de atenção e comportamento, requerem uma programação psicopedagógica centrada nas necessidades específicas de cada aluno. Portanto, Observar e identificar os melhores canais de comunicação para cada criança é crucial para o sucesso do processo educativo.

Em suma, a abordagem personalizada, o uso de ferramentas adequadas, a colaboração entre escola e família, e a criação de oportunidades para comunicação são elementos essenciais para o desenvolvimento das crianças com autismo.

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