Avaliação do Autismo: Uma Abordagem Personalizada
Quando falamos sobre autismo, é essencial adotar uma abordagem personalizada. Não se trata apenas de identificar características individuais de comportamento, mas de entender como esses comportamentos interagem com o ambiente ao redor.
Ferramentas de Avaliação
Uma das ferramentas mais valiosas nesse processo é o Programa da Escala Portage do Desenvolvimento (David Sherer, 1969). Este programa permite avaliar várias áreas importantes:
- Linguagem
- Cognição
- Cuidados próprios
- Socialização
- Habilidades motoras
Com essa escala, podemos determinar a idade de desenvolvimento em cada uma dessas áreas, além de obter uma visão geral do desenvolvimento da criança.
Organização dos Currículos
Os currículos do programa foram organizados com objetivos claros:
- Precisão e Responsabilidade: Evita improvisações, proporcionando maior eficácia na eliminação ou troca de condutas inadequadas.
- Observação do Desenvolvimento: Facilita a observação contínua da aprendizagem do aluno.
- Avaliação Mensurável: Reduz aspectos pouco mensuráveis e contribui para uma avaliação mais precisa.
- Alinhamento com Objetivos: Relaciona a aprendizagem do aluno com os objetivos previstos no currículo.
Métodos Educacionais e Objetivos
Nas últimas décadas por exemplo, inúmeras técnicas de ensino para crianças autistas foram desenvolvidas por educadores ao redor do mundo. Essas técnicas têm como objetivos principais:
- Prevenção de Deficiências Secundárias: Trabalhando para reduzir ou evitar complicações adicionais.
- Recuperação de Deficiências Primárias: Desenvolvendo métodos para melhorar as funções afetadas diretamente pelo autismo.
- Desenvolvimento de Funções Relacionadas: Ajudando a criança a aprimorar funções ligadas às suas deficiências primárias.
Desafios e Dedicação
Crianças autistas geralmente enfrentam dificuldades em utilizar corretamente as palavras. Contudo, com um programa intenso de aulas, é possível observar melhorias significativas em várias áreas, como habilidades de linguagem, motoras, interação social e aprendizagem. Este trabalho exige muita dedicação e paciência tanto da família quanto dos professores.
Papel da Escola e da Família
A escola desempenha um papel crucial na educação de crianças autistas, elaborando estratégias para integrá-las com outras crianças. Entretanto, a família também tem um papel vital. Como os principais cuidadores, os familiares têm mais experiência e compreensão das necessidades diárias dessas crianças.
Encorajando a Comunicação
Os pais por exemplo, podem incentivar a comunicação espontânea criando situações que provoquem a necessidade de interação. Ao invés de antecipar todas as necessidades da criança, é importante criar momentos em que ela precise pedir o que deseja.
Desafios na Definição e Avaliação
A definição de autismo por exemplo, e a construção de instrumentos de avaliação precisos são desafios significativos. Portanto, As severas deficiências de interação, comunicação e linguagem, além das alterações de atenção e comportamento, requerem uma programação psicopedagógica centrada nas necessidades específicas de cada aluno. Portanto, Observar e identificar os melhores canais de comunicação para cada criança é crucial para o sucesso do processo educativo.
Em suma, a abordagem personalizada, o uso de ferramentas adequadas, a colaboração entre escola e família, e a criação de oportunidades para comunicação são elementos essenciais para o desenvolvimento das crianças com autismo.