Caxias do Sul possui 498 carteiras de identificação emitidas para autistas

Caxias do Sul possui 498 carteiras de identificação emitidas para autistas

Caxias do Sul possui 498 carteiras de identificação emitidas para autistas Cerca de 498 documentos foram confeccionados na cidade, com o apoio da Frente Parlamentar em Defesa dos Autistas, pela Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas (FADERS Acessibilidade e Inclusão). O aumento no número de carteirinhas emitidas foi impulsionado pela campanha “TEAbraça”, criada a partir da Câmara Municipal com apoio da Frente Parlamentar.

Conforme a vereadora e presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Autistas, Tatiane Frizzo (PSDB), esse número representa um avanço na cidade, mas ainda há muito mais para se conquistar. Ela destaca que Caxias tem muito mais pessoas com Transtorno do Espectro Autista, e com as campanhas desenvolvidas muitas delas poderão ter acesso à carteirinha.

“As campanhas precisam ser permanentes. Acho que a gente precisa trazer muito mais esse assunto em evidência, acho que melhoramos muito. Se olhar há três, quatro, cinco anos atrás as pessoas não faziam ideia do que era autismo. Hoje em dia as pessoas têm conhecimento, a gente conseguiu e era um objetivo principal da Frente Parlamentar, ter um local de atendimento específico, lutamos muito para que isso acontecesse, prefeito e vice-prefeita foram sensíveis à causa, o círculo foi muito parceiro, hoje temos esse serviço que atende 80 crianças, de um a oito anos. E até o momento Caxias do Sul tem 498 carteirinhas confeccionadas, mas a gente sabe que esse número não é a realidade do município. Ou seja, já têm muitas pessoas que tem TEA e que ainda não fizeram sua carteirinha”.

Mas quais são os benefícios da Carteirinha?

A Carteira de Identificação da Pessoa com TEA é um importante documento devido à sua funcionabilidade. Ela serve como um instrumento que visa garantir a atenção integral, o pronto atendimento e a prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social, mediante a apresentação do documento pelo cidadão.

O documento é uma identificação similar a Carteira de Identidade, onde contém nome completo, tipo sanguíneo, RG, data e local de nascimento, nome dos pais e endereço, além da foto 3×4. A carteira ainda possui a marca da FADERS e o símbolo do autismo, representado pelo infinito, também conhecido como logotipo da neurodiversidade.

Como solicitar a CIPTEA

Ao interessado em adquirir a Carteira de Identificação da Pessoa com TEA pode acessar o link da FADERS aqui.

Após, deve-se preencher o formulário disponível e anexar os seguintes documentos:

  • Documento de identidade da pessoa com TEA;
  • Documento de identidade dos responsáveis legais;
  • Laudo médico com indicação do código da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID) comprovando o Transtorno do Espectro do Autismo devidamente preenchido e com o nome completo da pessoa com TEA;
  • Fotografia formato 3×4 da pessoa com TEA.

A vereadora Tatiane ainda ressalta o compromisso da Frente Parlamentar no apoio da confecção da carteira, bem como sanar as dúvidas da comunidade através de suas redes sociais e site da Câmara Municipal de Vereadores. Além da presidente Tatiane Frizzo, integram a Frente Parlamentar os vereadores Olmir Cadore (PSDB), Marisol Santos (PSDB), Alexandre Bortoluz (PP) e Elisandro Fiuza (Republicanos).

Fonte e créditos: Clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá! Em que posso ajudar?
Exit mobile version