CONHEÇA NOSSOS MATERIAIS ADAPTADOS PEDAGÓGICOS - CLIQUE AQUI
logo_oficial_png Ciclos Abordagem Fonoaudiologia para Autismo
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Ciclos Abordagem Fonoaudiologia para Autismo
[ad_1]
Cycles-Approach-Speech-Therapy-for-Autism-1024x538 Ciclos Abordagem Fonoaudiologia para Autismo

Este artigo vai discutir a terapia da fala da Abordagem de Ciclos para o autismo. A Abordagem de Ciclos para terapia da fala, também conhecida como Abordagem de Remediação Fonológica de Ciclos, é uma terapia de fala amplamente utilizada que pode tratar distúrbios graves dos sons da fala (SSD) na primeira infância e crianças em idade elementar.

A Abordagem de Ciclos para terapia fonoaudiológica é um dos métodos mais utilizados dentro da prática clínica e tem sido aceito como um dos padrões para métodos de tratamento de SSDs. Ele pode e tem sido usado com terapias que ajudam na gagueira, processos fonológicos e consciência, estimulabilidade da fala e treinamento de percepção.

Dentro da Abordagem de Ciclos, foram praticados princípios que vieram da fonologia do desenvolvimento, psicologia cognitiva e pesquisas realizadas dentro dos processos e aquisição fonológica. De acordo com o artigo, A eficácia da abordagem de ciclos: um design de linha de base múltiplaescrito por Johanna Rudolph e Oliver Wendt:

“Esses princípios levaram à hipótese de que as crianças com SSDs se beneficiariam mais de um programa que incluísse (1) seleção focada em padrões de alvos e estímulos de intervenção, (2) direcionamento cíclico de padrões problemáticos e (3) uso de entrada auditiva focada em combinação com atividades práticas de produção durante as sessões de tratamento”.

Embora tenha havido modificações desses três componentes em estudos anteriores, esses componentes ainda permanecem constantes dentro dessa terapia.

O que é o método Cycles para fonoaudiologia?

A Abordagem de Ciclos para Fonoaudiologia, também conhecida como Abordagem de Remediação Fonológica de Ciclos, é composta de quatro partes. Pensa-se que, enquanto essas partes trabalham juntas, os sons e o tratamento se fortalecem e trabalham em direção a outros alvos, objetivos e sons.

As quatro partes são:

  1. Definir metas que se concentram nos principais padrões da produção dos sons da fala versus sons individuais, compostos por duas categorias:

Duas categorias são:
*padrões primários – sons consonantais, sílabas, sons velares (/g/e /k/), sons alveolares (/t/, etc.), sons fricativos (/sh/, /f/, etc.) e sons líquidos (/l/, /r/)
*padrões secundários – vogais distorcidas, sons fricativos individuais que não foram corrigidos, sequências de glide e três sons consonantais (/scr/)

  1. Concentre-se e direcione um padrão primário durante um tempo definido até que todos os padrões primários tenham sido realizados, então um ciclo será concluído e outro começará
  2. O uso de bombardeio auditivo focado, fazendo com que a criança ouça uma gravação amplificada de palavras e frases com padrões-alvo
  3. Prática constante de dizer e produzir os sons-alvo durante as sessões

SpecialOffer Ciclos Abordagem Fonoaudiologia para Autismo

Não perca a nossa oferta especial.
Clique aqui para saber mais

A Abordagem de Ciclos para terapia da fala é adequada?

Considerando que a principal abordagem de fonoaudiologia para a primeira infância e crianças em idade escolar é a Abordagem dos Ciclos, um bom ponto de partida para avaliar se essa abordagem é a melhor para a fonoaudiologia e o desenvolvimento de seu filho seria conversar com o médico do seu filho. Você pode fazer com que eles comecem com o diagnóstico e o teste e, em seguida, eles podem encaminhar seu filho a um fonoaudiólogo pediátrico para o caminho apropriado de terapia e suporte da fala.

O treinamento Cycles pode visar problemas de sons de fala, precisão de som, produção de sons de fala e outros sons. O fonoaudiólogo pediátrico terá as habilidades e conhecimentos necessários para ajudar a trabalhar nos objetivos e metas que eles e a família criam.

Se você acha que os problemas de som da fala de seu filho tornam difícil para os outros entenderem o que ele está dizendo, é recomendável conversar com o médico de seu filho. Também existem recursos que podem estar disponíveis na escola, pré-escola ou creche de seu filho, como programas de intervenção precoce, sobre os quais você pode perguntar ao diretor e/ou diretor para verificar se seu filho se qualifica.

Como saber se você se qualifica para receber serviços de fonoaudiologia para seu filho?

Como afirmei acima, o médico do seu filho geralmente seria capaz de avaliá-lo, isso geralmente começa com os questionários que alguns pediatras e médicos usam que fazem perguntas sobre o desenvolvimento do seu filho e se você tem preocupações sobre o desenvolvimento dele. O médico pode examinar o questionário e geralmente descobrir se a intervenção precoce ou outros serviços podem ajudar você e seu filho se houver alguma flutuação em seu desenvolvimento físico, de fala, cognitivo e outros.

Se você conversou com seu médico ou tem dificuldades com isso, pode falar com o diretor da creche ou pré-escola de seu filho ou com o diretor ou orientador da escola. Eles devem ter os recursos disponíveis para ajudar no suporte e na terapia que podem até fazer parte do centro e/ou ambiente escolar, como serviços de intervenção precoce.

A intervenção precoce pode parecer um pouco assustadora, especialmente se você não sabe o que é. Basicamente, o pensamento é que, quando uma criança não está atingindo um marco dentro de um determinado intervalo, quanto mais cedo ela receber suporte para ajudá-la nessa área de desenvolvimento, melhor.

Isso ocorre porque o cérebro de uma criança está programado para se adaptar à mudança e ao crescimento mais fácil quando ela é mais jovem do que quando é mais velha. Portanto, se houver um distúrbio grave dos sons da fala (SSD), a ideia é que, se uma criança tiver a oportunidade de fortalecer e melhorar seus sons e produção de fala mais cedo, mais fácil será para ela a longo prazo.

Como você utiliza a Abordagem dos Ciclos na terapia da fala?

De acordo com o artigo, Como tratar problemas de som da fala 1: a Abordagem dos Ciclos, as sessões incluem as 7 etapas a seguir e duram cerca de uma hora, dependendo das necessidades de cada pessoa:

7 passos da Abordagem dos Ciclos na terapia da fala:

  1. Comece revisando as palavras da lição anterior.
  2. O uso de bombardeio auditivo que varia em duração (geralmente cerca de 1-2 minutos).
  3. Uma introdução de cerca de 5-6 novas palavras-alvo.
  4. Preparar e jogar jogos que façam a criança praticar as palavras-alvo da sessão.
  5. Teste e descubra os alvos para a próxima lição.
  6. Repetir o bombardeio auditivo por tempo variado.
  7. Pratique para casa, que pode variar a duração do bombardeio auditivo a cada dia e possivelmente uma nova lista de palavras-alvo para praticar naquela semana.

Como os alvos são selecionados para as sessões?

Os sons-alvo são escolhidos com base nas necessidades de cada criança. Os padrões de erro da fala, outros padrões de fala, a precisão do som-alvo e quaisquer áreas em que os sons e padrões da fala dificultem a compreensão do que a criança está tentando dizer.

Alguns dos novos sons-alvo são baseados na sessão anterior, a introdução de novos sons não depende da criança completar os sons anteriores. Depende dos objetivos e alvos gerais que faziam parte dos alvos abrangentes que o terapeuta e a família criaram para as sessões.

Pontos chave

Ao longo deste artigo, discutimos o que é a Abordagem de Ciclos para a terapia da fala, para quem ela pode funcionar e como seria uma sessão de amostra. É importante lembrar que as necessidades individuais e o apoio dependem dos profissionais, das famílias e das necessidades do indivíduo.

Essa abordagem pode não ser para todos, mas a conversa começa com o médico de seu filho. Eles têm as ferramentas necessárias para diagnosticar e podem encaminhar os serviços que a criança pode precisar.

Referências

Kinnane, D. (2014). Como tratar problemas de som da fala 1: a Abordagem dos Ciclos. https://www.banterspeech.com.au/how-to-treat-speech-sound-problems-1-the-cycles-approach/

Rudolph, J., & Wendt, O. (2014). A Eficácia da Abordagem de Ciclos: Um Projeto de Linha de Base Múltipla. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3959577/


[ad_2]
Autismo news

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá! Em que posso ajudar?