Intervenção TEACCH e ABA no autismo
TEACCH Autism Program fundador pelo Dr. Eric Schopler. Atualmente, o projeto inclui vários centros regionais na Carolina do Norte que fornecem serviços clínicos para pessoas com autismo de todas as idades.
ABA é uma sigla que vem da língua inglesa que significa Applied Behavior Analysis
Na área de terapia comportamental ABA, Contudo o foco é desenvolver a parte social, motora e adaptativa desses indivíduos e elas podem ser usadas exclusivamente ou em conjunto com outras, como ABA e o TEACCH.
Na intervenção TEACCH, as habilidades dos indivíduos são avaliadas por meio de testes padronizados. Os resultados da avaliação fornecerão a base para o desenvolvimento de um currículo que será consistente com as necessidades individuais de cada paciente.
Contudo, o componente de ensino estruturado requer que o ambiente e as atividades do indivíduo sejam organizados de maneira a otimizar o aprendizado e evitar a frustração.
Por exemplo, o ponto forte do TEACCH é a ênfase no ambiente físico e organização visual para ajudar as crianças com autismo a compreenderem melhor as atividades diárias e aumentar sua independência.
O TEACCH também se concentra em ajudar as crianças com autismo a desenvolverem habilidades sociais, de comunicação e de comportamento apropriado.
Uma das principais vantagens do TEACCH é que ele incentiva os pais e cuidadores a se envolverem ativamente no processo de tratamento, o que pode melhorar o relacionamento entre o cuidador e a criança.
Por outro lado, Consequentemente, o ponto forte do ABA é a sua abordagem baseada em evidências e altamente estruturada. Contudo, o ABA usa técnicas de reforço positivo e negativo para aumentar comportamentos desejáveis e reduzir comportamentos indesejáveis.
Por exemplo, a abordagem é altamente individualizada e personalizada para cada criança, e os terapeutas definem os objetivos de tratamento de forma clara e mensurável. O ABA, por exemplo, demonstrou ser uma intervenção eficaz para melhorar habilidades sociais, comportamentais e de comunicação em crianças com autismo.
Em resumo, o TEACCH enfatiza o ambiente físico e a organização visual, enquanto o ABA se destaca por sua abordagem altamente estruturada e fundamentada em evidências. Ambas as abordagens, no entanto, demonstraram eficácia no tratamento de crianças com autismo. Portanto, a escolha entre elas depende das necessidades e objetivos individuais de cada criança.
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