Diagnosticar o autismo em bebês

Diagnosticar o autismo em bebês

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), não há uma estimativa precisa do número de crianças que nascem com autismo em todo o mundo, mas estima-se que o autismo afete cerca de 1 em cada 160 crianças.

É importante notar que essa estimativa pode variar de acordo com a definição e os critérios usados para diagnosticar o autismo, bem como com as diferenças culturais e socioeconômicas entre os países.

Alguns estudos também sugerem que o número de crianças com autismo está aumentando em todo o mundo, mas é difícil determinar se isso se deve a um aumento real na prevalência ou a um aumento na conscientização e no diagnóstico.

Sim, existem pesquisas em andamento que investigam a possibilidade de diagnosticar o autismo em bebês através de ressonâncias magnéticas estruturais.

Estudos recentes mostram que é possível prever com alta precisão se bebês com risco de desenvolver autismo terão ou não o diagnóstico através da análise de padrões específicos de conectividade cerebral detectados em ressonâncias magnéticas.

Por exemplo, um estudo publicado na revista científica Nature em 2017 utilizou ressonâncias magnéticas em bebês com histórico familiar de autismo para identificar padrões de conectividade cerebral que foram autismo.

pexels-photo-3845458-683x1024 Diagnosticar o autismo em bebês
Photo by Anna Shvets

Diagnosticar o autismo em bebês como é importante

Os pesquisadores conseguiram prever com precisão de 88% quais bebês desenvolveriam autismo com base nos dados das ressonâncias magnéticas realizadas aos 6 meses de idade.

No entanto, ainda é necessário realizar mais pesquisas para validar e aprimorar essas técnicas de diagnóstico.

A seguir um artigo sobre esse tema. Clique aqui

Referência

Uma fonte confiável sobre o diagnóstico de autismo em bebês é o site da organização Autism Speaks, que é dedicada à conscientização e apoio ao autismo. O link para a seção do site que trata do diagnóstico em bebês é https://www.autismspeaks.org/sinais-de-autismo-beb%C3%AAs.

Essa seção do site fornece informações detalhadas sobre os sinais precoces de autismo em bebês, incluindo atraso no desenvolvimento de habilidades sociais e de comunicação, bem como comportamentos repetitivos e restritivos.

O site também discute a importância do diagnóstico precoce e do início imediato da intervenção para melhorar as perspectivas de longo prazo das crianças com autismo.

3 thoughts on “Diagnosticar o autismo em bebês

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá! Em que posso ajudar?
Exit mobile version